Nem Marvel nem DC ou; Como os Russos Pretendem Dominar o Mundo

 

guardians

O trailer de Zaschitniki Защитники; Os Defensores ou Os Guardiões) viralizou foda e levou gente a especular se seria o início do fim do reinado dos filmes de super heróis em Roliúde. Nós da Mondo esperamos que sim.

Desde que saíram na frente na corrida espacial, em 1957,quando colocaram o primeiro homem em órbita, até o fim da guerra fria em 1991, a União Soviética ( URSS ) foi o adversário dos EUA par excellence.

Apesar da dianteira inicial, os russos acabaram perdendo feio nos dois quesitos que competiam: na corrida armamentista, onde os EUA aumentaram tanto os gastos com foguetes e ogivas nucleares que a Rússia, tentando equiparar, acabou quebrando , e na briga ideológica pela dominação do mundo ( o que era comunismo mesmo ?  ). Enquanto  a Rússia  anexava e sufocava os revoltosos na base da porrada,  os EUA ( em gritante maioria das vezes ), ao invés de nos invadirem e nos tomarem, nos inundaram os sentidos de bugigangas divertidas ( algumas funcionais, verdade) e lhes entregamos o ouro sorrindo, sem que precisassem disparar um tiro sequer. Sempre me perguntei por quê os russo simplesmente não adotavam o modus operandi americano.

Até agora…

O trailer, insano, apresenta o time composto por representantes de diferentes nacionalidades da ex-União Soviética ( um deles, sendo um urso com uma metralhadora ). Seria o filme parte da estratégia de dominação da Ucrânia ? Aos que duvidam da possibilidade da dominação do mundo pela cultura pop, basta olharem ao redor.

Trinta anos depois do colapso da URSS, vamos poder ver  se os russos finalmente aprenderam todas as regras desse jogo ( não raro ) sujo chamado capitalismo de mercado. Esperamos que sim, porque quanto mais competição, melhor para o cliente ( nesse caso, nós, os nerds espectadores).

E aos que acham um delírio imaginar que isso possa ser ameaça ao mercado americano, vale lembrar que um dia também pareceu impossível que a União Soviética,  a cortina de ferro, costurada laboriosamente por Stálin e asseclas, pudesse vir a ruir. Por que logo Roliúde haveria de ser eterno ?

E eu não sei vocês, mas meu sentido de Aranha aponta que há grandes chances do melhor filme de super heróis do ano que vem não ser nem da Marvel, nem da DC.

Logo menos tem mais

Comentários