A Importância da Morte ou; Animações Lindas de Morrer
Perdemos muito por não pensarmos mais na morte. Muito do que deixamos de fazer em vida se deve aos medos. Medos de falhar. Medo de deixar o emprego. Medo de ficarmos só com nossos sentimentos. Medo de defenestrarmos alguém de nossas vida. Medo de revelarmos aos parceiros e parceiras quem realmente somos. Medo de levarmos nossos sonhos a sério. Por medo, nós adiamos a vida que bem sabemos deveríamos estar vivendo.
A ideia da morte não deveria ser usada para nos por em desespero, mas para nos dar um chacoalhão, que nos comprometa com a vida que SABEMOS que PRECISAMOS viver. Essa é a mensagem de Reasons to Remember Death. Mais uma ótima animação da ótima escola de insights filosóficos School of Life .
Os antigos costumavam comprar um crânio e colocá-lo sobre a mesa, para lhes ajudar a manter o foco: lembrar que morreriam era o melhor jeito de evitarem o pensamento de que tinham algo a perder.
Hoje não se pode comprar crânios. Mas temos manisfestações artísticas que cumprem bem essa função. Uma delas é Memento Mori. A bela animação dos canadense do Polyester Studio.
A sociedade de hoje não nos permite comprar crânios, ou sequer ver um cadáver. Nossos mortos só nos são apresentados de terno, vestido e maquiagem. Por algum motivo , a morte é algo feio em nossa sociedade.
Há de se fazer algum esforço para aceitar a morte como um fato natural, bonito e digno. A animação de Marsha Onderstjin cumpre bem essa função.
Desejo a todos bons pensamentos sobre a morte, e, consequentemente, uma boa vida.
Logo menos tem mais