12 Sequências de Abertura de Filme Fodásticas

 

Catch me if you can opening credits

O casamento entre design gráfico e o cinema é tão antigo quanto a própria Roliúde. Afinal, os filmes não falavam. Assim sendo, a escrita se fazia tão presente quanto necessária.

A primeira animação feita nos Estados Unidos  já trazia belas letras na abertura, e mostrava a preocupação de utilizá-las como forma de construir uma expectativa para o filme.

Humorous Faces of Funny Phases

Humorous Phases of Funny Faces de 1906. A primeira animação americana tipo ever. Tem no You Tube

Hoje, apesar da falação-música-explosões, o design da abertura continua. De vento em popa, aliás. Eu não sei vocês, mas quando a luz do cinema apaga, eu fico ansioso para ver o que os designers, animadores, artistas digitais em geral, bolaram como recheio entre a primeira cena e o resto da história. Não raro, saio da sala tão impactado pela sequência de abertura quanto pelo filme. Às vezes mais.

” Pois sim. Porque é  sua área “, alguém dirá. Decerto. Mas isso não impede que essas pérolas de 3 minutos em média não falem diretamente com o lado criativo do administrador, do engenheiro, do médico,  do advogado até.

Como tributo a essa bela arte, segue fiz um playlist com algumas das aberturas mais fodásticas de todos os tempos. Segue:

 

 SEQUÊNCIAS DE ABERTURA por oAnimaníaco

Ps. À galera da OAB, aquele abraço.

Comentários