Os Efeitos Especiais Antes do 3D

JAS001CA

Antes dos computadores, havia Ray Harryhausen. Lembro de  ver seu Fúria de Titãs em menino,  no Super Cine da Globo. Minha cabeça explodiu. Não só a minha mas de todo moleque fã de aventura e ficção.

Não só as nossas, pois mais tarde descobriria que Steven Spielberg, George Lucas, Peter Jackson, Nick Park, Tim Burton, James Cameron e uma porrada de outros também pagavam pau por Ray.  Por quê ?  Porque o Ray era foda.

 

A luta contra os esqueletos espadachins de Jasão e os Argonautas, de 1963, anos antes de qualquer McIntosh sonhar existir

 

E mesmo nas reprises da Sessão da Tarde, já nos anos 80, as animações em stop motion de Ray Harryhausen ainda eram impressionantes. Acho que são, ainda hoje, mas na época, 20 anos depois de terem sido feitas, ainda nos deixava boquiabertos, pois não havia nada remotamente parecido. Só quando Spielberg apresentou o Enigma da Pirâmide que  passou-se a encarar os computadores como uma alternativa crível aos animatrônicos e Stop Motion, que cairiam em mais que relativo desuso depois de Jurassic Park, de 95.

A história conta, inclusive, que na ocasião, quando um animador das antigas viu o teste do tiranossauro renderizado pelas fodásticas plataformas Silicon Graphics, virou para os bróders e disse:  ” Ferrou. Estamos extintos”.

Verdade ou não, a história é boa, e captura bem o espírito da época.

De brinde, seguem itens de alguns dos filmes de Mr. Harryhausen e de sua coleção pessoal. Para explodir a cabeça de qualquer  fã, ou mesmo de curiosos hardcore:

 

harryhausen_02

 

harryhausen_03

 

harryhausen_04

 

harryhausen_05

 

harryhausen_06

 

harryhausen_07

 

harryhausen_08

 

harryhausen_09

 

harryhausen_10

 

harryhausen_11

 

harryhausen_12

 

harryhausen_13

 

harryhausen_14

 

harryhausen_15

 

Logo menos tem mais

Comentários