Os 5 Maiores Problemas de Vingadores 2, e 5 Possíveis Soluções

7164
39

 

AVISO: ESTE TEXTO CONTÉM SPOILERS

Alguns roteiros são bons. Outros, te fazem sair do cinema com aquela sensação de que faltou alguma coisa. Vingadores 2 : A Era de Ultron, cabe nessa categoria. Infelizmente.

Entre pisadas na bola e momentos “ WTF ? “, assistimos nossas esperanças serem aniquiladas como uma inteligência artificial, ante outra mais fodona.

E não se culpe caro fã. O problema não está em sua expectativa extrapolada. Bem, talvez um pouco… mas o verdadeiro responsável pelo efeito meia boca foi o roteiro.

Segue uma lista de motivos que nos fazem dizer “ meh…” seguidas de possíveis soluções. Afinal, aquele que critica, também há de resolver…

 

1) PROBLEMA: AUSÊNCIA DE CONSEQUÊNCIAS

Quanto maiores os desafios, ganhos e perdas, mais torcemos pelo personagem. Se eles perdem pouco, não estamos muito aí. Tony Stark faz uma cagada, perde o Jarvis e… nada acontece. Seus amigos ficam putinhos, mas depois de três minutos, já estão todos lado a lado combatendo a vilania.

Se eu perder meu Outlook, estarei f#%!@o . TONY STARK PERDE O JARVIS. E nada muda. Chama um outro computador com voz de moça, tipo mostrando “ eu tenho outro “. Se tem outro então que diferença faz o Jarvis ? Zuado.

Tony Stark e Computadores

 Jarvis, carregue meu playlist do Black Sabbath ? Jarvis ?

A SOLUÇÃO:

Tony perde Jarvis sem o qual não consegue operar a versão atual da armadura, tendo que fazer um downgrade para uma versão analógica. Isso força Tony a quebrar a cabeça para pensar em uma estratégia para supreender Ultron. Eles vão atrás do robô. A estratégia surpresa esquematizada + trabalho de equipe fuciona. Até que…

…a Bruxa Escarlate enlouquece o Hulk, que da um piti, liberta Ultron, e sai saltitando Wakanda afora. Ultron contra ataca e foge. O Hulk desaparece. E o Steve: Bom, só vamos torcer para que ele não se aproxime de nenhuma cidade nem nada…

 

2) PROBLEMA: MAIS AUSÊNCIA DE CONSEQUÊNCIAS

Banner perde o controle, faz um puta papelão anarquizando uma cidade e depois: nada acontece. Voltam todos tristinhos. Maria Hill diz que talvez peçam a prisão de Banner. TALVEZ. E nada acontece.

Não. Minto. Acontece sim. O Arqueiro convida todo mundo para conhecer a chácara da família, incluindo o bróder Banner, que arrasa vinte quarteirões por piti.

Gavião Arqueiro e Hulk Meme

Quem Nunca ?

Logo após o papelão, Banner ainda luta ao lado da patota. Só depois vem com o papinho de que é ” perigoso demais”, e sai fora. Zuado.

A SOLUÇÃO : 

O Hulk chega a uma área povoada e quebra tudo, amarradão. Tony não tem o Hulk Buster. Os outros não estão em condições ( por conta da batalha contra Ultron ). Banner acorda com ressaca e se da conta que fez merda ( quem nunca ).

O governo exige que os Vingadores entreguem Banner. Tony é a favor, Capitão, supreendentemente, contra ( olha a Guerra Civil aí gente ). Os dois saem na mão. Banner, no meio do quebra pau, sai andando para o horizonte, ao som de uma música super triste. Natasha é enviada para encontrá-lo. Mais pra frente ela consegue, e eles têm aquela conversinha da chácara.

 Perderam a chance de homenagear a série do Hulk dos anos 70

 

 3) O PROBLEMA: FEITICEIRA ESCARLATE E MERCÚRIO 

Alguém conseguiu sentir empatia por esses dois ?

Gostamos dos Vingadores não só pelos poderes, mas por suas personalidades; Capitão, Tony, Thor. Senão, os aceitamos por outros motivos: a Viúva por razões óbvias, o Hulk porque é animal, o Arqueiro…porque tem flechas que explodem ( um brinquedinho bem legal, embora não seja o mais recomendado para combater uma invasão alienígena ).

Feiticeira e Mercúrio não têm nem a simpatia, nem os poderes que gostamos de ver, nem nada. O poder do Mercúrio é massa ( quem o viu em X- Men sabe das possibilidades ), mas baseado no que vimos nesse filme, fico feliz de não ter que vê-lo em outro.

A SOLUÇÃO :

Dar alguma personalidade aos dois. Qualquer uma. Se tivessem fechado os olhos, aberto um gibi da Turma da Mônica e apontado um personagem, teriam feito algo melhor.

monica_humberto

Hmm hm hm hmm hm *

*TRADUÇÃO: Até eu tenho mais personalidade que esses dois

 

4) O PROBLEMA: DEPOIS DE CRIAR UMA FORMA DE VIDA QUE SAI DESTRUINDO O MUNDO, TONY DECIDE FAZER… EXATAMENTE  A MESMA COISA TUDO DE NOVO

Só que ele acha que dessa vez será diferente. ACHA. E qual a razão para fazer tudo de novo ? Porque “ ão cientistas malucos,”. E “é isso o que eles fazem”. Na boa. O cara faz uma cagada homérica e depois quer fazer de novo porque é “isso que ele faz” ? Porra, Tony…

 A SOLUÇÃO :

Depois do combate com Ultron, Tony percebe que precisa criar uma alternativa compatível com o problema. Então cria o Visão ( com a ajuda não de Banner, que vazara deprimido, mas da cientista japinha, ou de algum outro dos trocentos gênios científicos do universo Marvel ).

 

5) O PLANO FINAL DE ULTRON

Tacar um país do tamanho de Osasco para explodir o planeta figura entre os  planos mais esdrúxulos das adaptações de quadrinhos, junto com o de Lex Luthor do Retorno de Superman: inundar o mundo para poder vender Terra.

Lex Luthor_ULtron meme_Mondo vazio

 

SOLUÇÃO: 

Se não detiverem Ultron em tantas horas, seu processo de assimilação à rede mundial será irreversível. Ele aparece nos computadores e smartphones do mundo dizendo que em breve todo o email e pornografia na web sera cobrado ( claro que ele não quer dinheiro, apenas criar uma crise que acelere o processo de extinção da nossa espécie ) . A fim de limpar a barra perante a opinião pública, O Vingadores têm que restaurar o status quo.

Visão cuida de Ultron, o resto do time, de seus robos capangas. Os Vingadores estão quase derrotados quando reaparece o Hulk. Ultron mata a Viuva. Hulk fica maluco, de novo e sai pulando. Stark vai atrás dele.

Visão detém Ultron, o Vingadores vencem. A viúva, não está morta, e Banner não está viúvo. Mas ele não sabe disso. Está quebrando tudo em algum lugar. Stark ativa o Hulk Buster.

E é essa a briga final do filme. Banner é preso. O primeiro detento de The Vault, (olha a Guerra Civil aí gente ).

Steve, Stark e Clint zoam a Viúva; ” como você conseguiu convencer Banner a voltar hein, hein ” ?

 

Roteiro bom nada tem a ver com ser cabeça, profundo ou complicado. Só precisar ser claro. Anunciar e entregar o que pretende. Ponto. Conceito, história, condução, efeitos, são outros quinhentos.

O bom roteiro tem sentido matemático. Como em um código de programação: se abriu aspas, feche-as. No roteiro também: perguntou/ responda, apresentou/ desenvolva, criou causa/ mostre consequência. É o que incita nossas emoções.

O roteiro de Vingadores aponta para vários lados ( inteligência artificial, singularidade, responsabilidade ) e ao final, não entrega o que poderia e perde tempo no que não deveria ( diálogos sobre a desunião do grupo ).

Não acredito que o roteiro tenha sido imperícia de Josh Weldon. Ele sabe o que faz. Acontece que em Roliúde, mesmo com moral, não é fácil conduzir as coisas do seu jeito. Nunca é. Muitas mãos, muitas cabeças, muito dinheiro. Muitos cozinheiros, que no final, entornam o caldo.

Logo menos tem mais

 

Digital Lov

 

 Eric Lovric: é roteirista, ilustrador, diretor de animação e criador de personagens. Quando criança, caiu no caldeirão de cultura pop e nunca mais se  recuperou.  É  também o editor deste blog onde escreve sobre a vida, o universo e tudo mais.

Foto: Ultron

 

 

 

Comentários