Parabéns São Paulo ou; 6 Animações que Têm a Cidade como Tema

Simpsons

Antigamente, qualquer desenho que viesse pro Brasil só visitava o Rio. Em 2014,  São Paulo foi finalmente incluída no roteiro. Os Simpsons aqui vieram, visitaram o Itaquerão, comeram no Rubayat e tiraram várias da nossa cara. Foi a primeira vez que me vi feliz em ser zuado pelos gringos.

 

O Dia da Barata

Quando moleque, eu assistia o Homem Aranha balançando em Nova Iorque e imaginava um herói fazendo o mesmo na Paulista. ” São Paulo ficaria mó da hora num desenho “, pensava. Assim, quando adulto ( e cartunista ) meu primeiro personagem foi exatamente um herói que habitasse a Paulicéia. Neste episódio, o Capitão São Paulo não se balança na Paulista, mas pilota o Cruzador Paulista ( seu Puma 78 mexido ) pelas ruas do Bom Retiro.

 

Canta Ty-etê

Os dois filmes a seguir foram feitos pelo NUPA, Núcleo de Animação Paulista, e destacam dois ícones da cidade. O escritor Mario de Andrade e o Rio Tietê.

Mais filmes tendo sampa como tema foram feitos pelo núcleo. Clique aqui para assistir
 

Tyger

Um tigre monstro se levanta do Playcenter, vai mudando gente em bicho até chegar no Jaraguá. As técnicas são mistas ( live action, marionete e animação ). O resultado é UAU!! Cortesia do diretor Guilerme Marcondes, mais do ilustrador Samuel Casal.


 

O Incrível e Fenomenal Kabaré Animado da Padaria do Mané Pãozinho, do Zé com Creme e da Tia

O palco é uma padoca; uma das instituições mais populares da cidade. Nela, os personagens são retratados de forma insana e engraçada, como o nome sugere e São Paulo merece.  O idealizador do projeto, Céu D’elia,  idealizou o projeto como piloto para uma série. Eu não sei vocês, mas é o tipo de coisa que eu adoraria ter no meu Netflix.

 

Comentários