Ralph Bakshi, o Grande Divisor

1861
3

Todos adoramos dividir entre antes e depois. No ocidente, dividimos entre antes e depois de Cristo.  Mais recentemente, entre antes e depois da Revolução Francesa e Guerras Mundiais.

No pessoal, antes e depois do casamento, do nascimento do filho, de termos conhecido fulano ou beltrana que mudou nossas vidas para sempre, e por aí vai.  Em animação comercial, é seguro dividir entre antes e depois de Ralph Bakshi. Mais especificamente, entre antes de depois das Novas Aventuras de Super Mouse.

Escrevi sobre Bakshi mês passado,  e mencionei sua influência, mas não me estendi o quanto gostaria, por falta de laudas.  Vai aqui então uma constatação gráfica mais abrangente, de como Bakshi redefiniu a animação televisiva dos últimos vinte anos.

Antes, nos anos 80, era assim:

 

 

Eis quando que de repente, em 89:

 

 

e desde então, temos isso:

Antes de Bakshi era tudo certinho. Depois, disforme, anárquico, caótico, insano. Tudo que um bom desenho deve ser. Valeu, mestre

Lembrando. Este sábado tem Fazen’desenhanimado capitaneado por mr. Céu D’elia. A última parte da palestra sobre Bakshi no CCJ.  Eis os dados

Comentários